Santos, Junior Cesar Gonçalves dosDiniz, EmilynCamargo, João PauloRosas, Celbo Antonio Ramos da Fonseca2018-01-082018-01-082014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3174Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho apresenta a descrição da prática docente vivenciada pelos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UEPG - subprojeto de Geografia, exercida no Colégio Estadual Professor Meneleu de Almeida Torres, Ponta Grossa - PR. Nesta escola está sendo desenvolvida uma metodologia de ensino de Geografia denominada “Projeto Planeta Menaltor: pensar e agir globalmente e pensar e agir localmente”, com o intuito de desenvolver práticas de estudos e dos conhecimentos geográficos a partir dos conteúdos de Geografia como conhecimento articulador dos saberes, relacionando com as demais disciplinas curriculares. Esse projeto visa desenvolver nos alunos a capacidade de trabalharem em grupo e de relacionarem os conteúdos com suas vivências no cotidiano. Além disso, o projeto busca formar alunos pesquisadoresporopenAccessEducação - ensino de geografiaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Projeto planeta menaltor: experiências metodológicas da prática docente em Ponta Grossa – PRconferenceObject