Martiny, Franciele Maria2017-08-112017-08-112016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2217IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016O objetivo deste trabalho é discutir o conceito do bilinguismo, visto a partir de um complexo fenômeno linguístico que engloba relações sociais e culturais mais amplas. Defendese a necessidade de contemplar tal discussão para haja uma linguística educativa plurilíngue no contexto escolar em torno do ensino de línguas de imigração. Isso porque, na maioria das vezes, essas ainda são ensinadas nas comunidades, tanto ideológica como metodologicamente, como línguas estrangeiras, sem observar os contextos sóciohistóricos referentes à origem étnica e à hibridização interna dos dialetos com a língua padrão. A fim de refletir sobre esse cenário, primeiramente, será feito um levantamento bibliográfico em torno do conceito de bilinguismo, para após, mencionar os contextos linguísticos e socioculturais de regiões de imigração, sugerindo, em seguida, sob o aporte teórico da Linguística Aplicada (HAMEL; SIERRA, 1983; CAVALCANTI, 1999; RAJAGOPALAN, 2005; MAHER, 2007) e da Sociolinguística (SAVEDRA, 2003; BORTONIRIARDO, 2004; HEYE, 2006), uma linguística educativa bilíngue que possa contribuir para que os direitos linguísticos de grupos minoritários sejam contemplados e respeitadosporopenAccessBilinguismoLinguística educativaO bilinguismo numa perspectiva linguística educativaconferenceObject