Simeoni, Maria CristinaBarbosa, Maria Aparecida FerminoCarvalho, Gabriela Fontana deOliveira, Isabela Gonçalves de2017-10-242017-10-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2749Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este artigo é uma análise entre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – DCNEI (2013) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (1998), comparando o significado dado do termo educar. O objetivo principal foi verificar o significado do termo educar (educação, educativo, educacionais), para a Educação Infantil, comparando os documentos. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e como procedimento foi utilizada a análise comparada dos documentos. Os resultados apontaram que os RCNEI e as DCNEI apresentam as mesmas concepções em relação ao educar. O primeiro de maneira mais objetiva e o outro de maneira ampliada e fundamentada, caracterizando maior fortalecimento ao ato educativo na Educação Infantil. Ambos são importantes no contexto da formação de professores. Fica a sugestão de focar os trabalhos nas DCNEI, por ser mais atualporopenAccessEducação infantilEducarDiretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – DCNEI (2013)Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (1998)Educando CriançasconferenceObject