OrientaçãoSilva, Washington2023-01-062023-01-062022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7023Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.Nesta pesquisa procurei trazer para o centro do debate as vozes, subjetividades e histórias de indígenas LGBTQIAP+ que falaram sobre o que é e como é ser indígena e sexualmente gênero dissidente da lógica não-indígena na atualidade em suas comunidades, famílias, socializações não-indígenas e cosmologias étnicas. O recurso teórico-metodológico foi o de ouvir e costurar o queaqui chamo de literaturas audiovisuais das redes sociais realizados entre os anos de 2018 a 2020 pelos próprios indígenas, para assim, além de registrar um conjunto diverso de oralidades, também postular o debate a partir das vivências e realidades atuais de sujeitos até então tutelados e invisibilizados historicamente, mas que agora reivindicam o protagonismo e a visibilidade de suas próprias histórias, tanto dentro como fora de suas comunidades. Do que pude compreender e interpretar, está distribuído em oito tópicos centrais de discussões que começam na exposição dos efeitos e impactos da colonização e das igrejas na história de seus povos e que findam em outros desdobramentos contemporâneos do mesmo processo em suas vidas pessoais e relacionamentos sociais.poropenAccessindígenas LGBTQIAP+. Sexualidades indígenas. oralidades indígenas. protagonismo indígena. visibilidades indígenasFalas, Subjetividas e Costuras de Histórias: o Caso dos Parentes (Indígenas) “LGBTQIAP+”masterThesis