Avelar, Spartaco Saulo Ferreira de2024-11-072024-11-072024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8642Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos.Este trabalho tem como objetivo problematizar o ambiente musical na cidade de Foz do Iguaçu, reconhecendo os aspectos socioculturais que envolvem a música autoral no município e relacionando essa discussão à representação e a importância da música iguaçuense, não só como entretenimento, mas sim como um agente modificador do meio. Centrado na apresentação das questões que envolvem o debate sobre a música autoral, o primeiro passo é identificar a existência de uma possível música iguaçuense, sendo ela parte de um movimento musical ou de um gênero musical, buscando o conceito desses dois termos para entender se há uma identidade ou não dessa música local. Através da história oral e, como coleta de dados a entrevista semiestruturada, com uma abordagem qualitativa, analisamos as memórias dos(as) musicistas locais em seus percursos pessoais na produção musical, buscando nas vozes desses(as) personagens apontar as principais características culturais presentes na música iguaçuense. Produzida no passado e/ou atualmente, se faz necessário compreender como essas produções se articulam com as políticas públicas do município, através dos editais e leis de incentivo, e com a indústria do turismo, que é um setor dominante do entretenimento, bem como se elas estão inseridas nos eventos anuais da gestão pública e no corredor turístico. Pelo fato do autor ser um trabalhador do meio cultural, especificamente da música, entendemos a importância de abordar a relação música e trabalho através de uma perspectiva marxista, sendo o(a) musicista um(a) trabalhador(a) produtivo(a), em que historicamente o(a) musicista de música popular é marginalizado, não sendo reconhecido como um profissional. Como conclusão após analisarmos cada resposta dos(as) musicistas que tive contato ao longo dessa pesquisa, por meio das entrevistas ou de maneira informal, é mais correto afirmar que existe uma cena musical iguaçuense, envolvendo vários gêneros musicais e movimentos culturais e que foram me direcionando e me fazendo repensar essa música local, que de fato foi importante para trazer essa reflexão da música iguaçuense entre as políticas públicas e a indústria do turismo para a universidade.viopenAccessmúsica iguaçuensemúsica autoralpolíticas públicasculturaturismo.A música iguaçuense: reflexões sobre as políticas públicas e a indústria do turismo.