Simeoni, Maria CristinaMarcelino, Vanessa de OliveiraMoraes, Regina Augusta de LimaSilva, Sandra Cristina da2017-10-112017-10-112014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2710Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente artigo teve como objetivo principal discutir o brinquedo como elemento de mediação didática e fundamental para o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos de idade. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e a discussão foi baseada no documento Brinquedos e Brincadeiras de Creche: manual de orientação pedagógica (2012). Após a pesquisa considerou-se que é necessário uma formação adequada de vivência brincante para as professoras e futuras professoras da Educação Infantil, bem como de compreensão da importância do brinquedo como peça chave no desenvolvimento das crianças pequenasporopenAccessBrinquedo - crecheMediação DidáticaDesenvolvimento HumanoDe zero a três brincar é a vezconferenceObject