Dechechi, Sofia Costa2023-06-202023-06-202023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7387Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.O estudo sobre “As inovações na comunicação eleitoral das campanhas de Obama, Trump e Biden” tem como objetivo a análise evolutiva das inovações na comunicação eleitoral dos Estados Unidos no período de 2008 a 2020; com recorte temporal às campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020). Assim, a literatura envolve autores do campo das Relações Internacionais, da Ciência Política e do Marketing. O presente trabalho divide-se em quatro partes. O primeiro capítulo faz um aparato conceitual geral sobre os conceitos de Política, Sociedade e Tecnologia trabalhados e como eles se correlacionam no tema, introduzindo os conceitos de Marketing 4.0 e 5.0, e contextualizando o marketing político para os períodos eleitorais. O segundo capítulo divide-se em 3 partes, de forma a desenvolver o principais pontos característicos das campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020), além de apresentar as problemáticas de manipulação de algoritmos, do algoritmo de vigilância, da cibersegurança; das fake news e do Big Data para o debate. Por fim, o terceiro capítulo conclui o trabalho com comparações entre as campanhas dos presidentes e recapitula conceitos-chave para o entendimento dos objetivos do trabalho. Assim, neste projeto será analisada a evolução das campanhas políticas estadunidenses para o meio digital; além de compreender as consequências dessa nova dinâmica política para o campo das Relações Internacionais a longo prazo.poropenAccesscampanha políticaredes sociaisObamaTrumpBidenAs Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020)bachelorThesis