Souza, Emelle Ribeiro deCamargo, FrancielleMicoski, Isabella EnedirSouza, Marcela Aparecida de2017-10-242017-10-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2745Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este relato tem por objetivo registrar o trabalho desenvolvido por intermédio do Programa Instituição de Bolsa de Iniciação à docência—PIBID, no Colégio Estadual Alfredo Parodi, bem como o seu processo de construção, sua aplicabilidade e aceitabilidade durante seu desenvolvimento, as atividades que foram realizadas, seguem por meio de textos literários como poemas/cantigas trovadorescas, vídeos, músicas, atividades de interpretação textual e histórico-literária, uma de suas finalidades é evidenciar que esse trabalho é possível e que dá resultados, a discussão sobre a diversidade e as relações étnico-raciais presentes no cotidiano escolar, e o qual papel a ser desempenhado pelo professor, objetivando também em qual deve ser papel a ser desempenhado pelo estudante, como produto final de nosso projeto, os alunos se reuniram em grupos, após a reflexão sobre o que foi desenvolvido e quais percepções eles tinham sobre a temática e por fim produziram um varal cultural, expondo nele aquilo em que acreditavam, sem mais segregaçõesporopenAccessDiversidade Étnico-racialProfessores - formaçãoPreconceitosDiversidade e Relações Étnico-Raciais nas EscolasconferenceObject