Sepúlveda Filho, DinaldoLopes, Heitor Montipó2023-11-072023-11-072023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7694Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.Esta monografia tem o objetivo de investigar a afinidade da crítica francesa com o desenvolvimento do film noir, compreender de que forma os textos críticos escritos por Roger Tailleur, Raymond Borde, Nino Frank, Jacques Rivette e François Chalais contribuíram no delinear do noir e o consagraram na história cinematográfica. Para isso será analisada a crítica como uma prática que não apenas avalia obras, mas que cria novas ideias a partir do que é visto, tendo como fim entender o crítico como um apaixonado pelo cinema, que busca em seu texto conciliar a emoção e a razão. Importante investigar como se dá a comunicação entre quem escreve um texto e quem o lê, como o pensamento é transmitido na organização textual. Também é necessário perceber o espaço de convivência da crítica, o ambiente da cinefilia e qual o impacto que essa comunidade apreciadora tem na formação do olhar sensorial. Utilizando de uma metodologia de análise comparativa de textos críticos feitos na França durante o final da década de 1940 e começo da de 1960, é possível observar os estilos dos escritores e das revistas para as quais trabalham (como Cahiers du Cinéma, de L’Écran Français e Positif). Como resultado, obter um maior entendimento da intimidade entre a crítica francesa e o noir, visando compreender como o ofício foi capaz de inventar e consagrar as obras pertencentes ao conjunto em um lugar de destaque na história da cinematografia mundial.poropenAccessfilm noircinefilia francesacinemaA crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagraçãomasterThesis