Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de MendonçaDorval, DeiseWeit, Claudia Daiane2018-09-042018-09-042017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4052Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoO uso de recursos didáticos como ferramenta pedagógica associada a ludicidade, torna o ensino mais prazeroso aos alunos. Nesta perspectiva, os jogos lúdicos, surgem como uma alternativa, pois possibilitam o trabalho em grupos e maior interação docente-discente. Partindo desta concepção, elaborou-se um jogo lúdico denominado ́ ́ Caminho da Química``, que trata de um jogo de tabuleiro em que o jogador terá informações dos elementos químicos da Tabela Periódica. No intuito de analisar a concepção e aceitação dos alunos quanto ao uso de um jogo lúdico para o ensino da Tabela Periódica, aplicou-se um questionário composto por questões de múltipla escolha. O uso do lúdico através do jogo, mostrou ser um recurso didático de ampla aceitação entre os alunos, possibilita maior interação entre os colegas, oportunizando um ambiente descontraído mais prazeroso e oposto ao método tradicional de ensinoporopenAccessLúdicoA validação da ludicidade como estratégia metodológica ao ensino da tabela periódicaconferenceObject