OrientaçãoLazzarini, Camila Cristina2021-11-102021-11-102021https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6363Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Letras – Artes e Mediação Cultural.Nosso projeto de pesquisa está vinculado intimamente a um projeto de extensão que procura construir uma mediação cultural junto com o povo Avá-Guarani para os demais povos indígenas e não-indígenas, de modo a colaborar, com estes últimos, para a descolonização de suas formas de ser, de saber e de sentir. Ainda, colaborar no protagonismo Avá-Guarani em meios e tecnologias audiovisuais e oportunizar a libertação de nossa aisthesis e aprendizado de sua cultura. A pesquisa-participante, que foi realizada junto às comunidades guarani das Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete de 2019 a 2021, teve como metodologia transdisciplinar os fundamentos da educomunicação e da práxis pedagógica de libertação, aliados à perspectiva decolonial, especialmente a estética decolonial e a estratégia de fotografia decolonial. Como resultados iniciamos a trilha arandu guataha, o caminho da sabedoria guarani, de modo a partilhá-la por meio do portal virtual Educom Guarani Avañe’e Myasãimbo’e.poropenAccessAvá-Guaranimediação culturaleducomunicaçãopedagogia da libertaçãodecolonialidade do ser, do saber e do sentirArandu Guataha: a Mediação Cultural Avá-Guarani: uma Pesquisa-Participante nas Tekoha Itamarã e Tekoha AñetetebachelorThesis