Rocha, FlávioWiertel, Willian Jhonatan2017-05-222017-05-222016WIERTEL, Willian Jhonatan. Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino. 2016. 76 p. Monografia de Especialização (urso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Matemática e Ciências) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1759Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Matemática e Ciências. Orientador: Prof. Flávio Rocha.O objetivo geral é analisar gamificação como solução no processo de ensino. Os objetivos específicos são compreender a gamificação no processo de ensino e demonstrar ferramenta pedagógica gamificada interdisciplinar. A metodologia é a revisão literária de artigos científicos e livros acadêmicos. O método é pesquisa teórica e exploratória. Como resultado desenvolveu-se uma solução pedagógica inter/multi disciplinar, percebeu-se elementos da psicologia que elevam ou declinam o interesse por atividade, bem como participar ou não participar na atividade, percebeu-se a relevância da gamificação, a valoração da inter/multi disciplinaridade, pontos positivos e negativos dos jogos e a falta de aparato tecnológico especializado referente a jogos educativos.The primary objective is analyze gamefication as solution on teaching. The secondary are understand gamification on teaching and demonstrate a game as pedagogical tool. Methodology is literary review of scientific articles and academic books. The method is theoretical and exploratory research. As result, a development of pedagogical solution between disciplines. Noticed psychological elements that increase or decrease the interest for activity, personal choice of do or do not the activity, relevance of gamefication, appreciation of interdisciplinarity or multidisciplinarity, positive and negative aspects of games and a lack of specialized teaching games.poropenAccessEnsinoGamificaçãoLúdicoInterdisciplinaridadeGamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensinobachelorThesis