Oliveira, Lorena Fernandes dePãoeagua, Taimara CamiloRico, VivianeAngelo, Elisangela Andrade2020-04-172020-04-172018ISBN: 978-85-5722-379-0https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5747Anais do 3° Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III) - Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química/Ciências da UNILA (NuDDEQ)A alfabetização científica é, por vezes, um processo árduo, de acordo com Sasseron e Carvalho (2011), uma pessoa alfabetizada, científica e tecnicamente, é capaz de utilizar os conhecimentos científicos, integrando-os a seus valores. Isso contribui para que a mesma tome decisões sobre seu cotidiano. Vários autores apontam que existe uma grande dificuldade de compreensão de alguns conceitos estruturantes da Genética. Entre os vários componentes que contribuem para tal ocorrência, destacam-se a abstração e lógica inerentes da Genética, ensino-aprendizagem não contextualizados, além do uso de metodologias não atualizadas (GIACÓIA, 2006). É comum os estudantes se interessarem por séries de investigação criminal, porém, nem sempre conseguem acompanhar os raciocínios referentes à Genética na resolução dos casos. Tendo em vista esse contexto, o presente projeto tem por finalidade propor um jogo didático que seja um instrumento de ensino de Genética, capaz de incentivar a cooperação entre os alunos, o diálogo, a troca de experiências e informações.poropenAccessGenéticaDNA Rastros: Alunos detetives decifram casos com base em pistas genéticasconferenceObject