Melo, Jéssica Estevam deCardoso, Lígia MaraDias, Robsson PereiraNeves, André Luis2017-10-312017-10-312014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2893Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A Química no ensino médio tem se tornado um desafio tanto para os professores, quanto para os alunos, abstrair e compreender a química vai além do querer, é necessária a criação de métodos para que facilite a compreensão total do aluno e o ato de ensinar do professor, resultando no aprendizado de maneira satisfatória. Este artigo apresentará duas propostas de ensino, um deles usará o método de aulas práticas de laboratório relacionado à Termoquímica, e o outro, vem com uma proposta desafiadora para o aluno, sobre o respectivo tema, Propriedades ColigativasporopenAccessMétodos-ensinoTermoquímicaPropriedades coligativasMétodos de ensino teórico e prático: termoquímica e propriedades coligativasconferenceObject