Dias, Raquel RodriguesBecker, Márcia Regina2019-11-222019-11-222019ISBN: 978-65-80943-05-0https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5269VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR)O presente trabalho apresenta o papel da experimentação no ensino de Química na educação básica. O emprego de aulas experimentais é uma estratégia didática importante para o processo de construção do conhecimento científico, estimulando o caráter investigativo, a tomada de decisão e a aprendizagem colaborativa. A contextualização das atividades práticas propicia a correlação entre os conteúdos da Química e o cotidiano dos estudantes, contribuindo para a formação da cidadania. Além disso, tais atividades constituem fator para motivação dos estudantes para o ensino de QuímicaporopenAccessII SIEPEEnsino de QuímicConhecimento CientíficoVivências em Laboratório: inserção de atividades experimentais em sala de aulaconferenceObject