OrientaçãoNeuberger, Eduarda Cristina Baldissera2021-11-252021-11-252021https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6380Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.Esta pesquisa pretendeu investigar as interferências do capitalismo neoliberal na educação média paraguaia, com foco na adoção do conceito de “aprender a empreender” como um pilar educacional no documento Actualización curricular del Bachillerato Científico de la Educación Media, elaborado pelo Ministerio de Educación y Cultura (MEC) em 2014. Para a leitura e análise de documentos curriculares foram utilizadas as orientações de Sonia Kramer (1997), e como base teórica sobre capitalismo e trabalho foram adotadas as colocações de Antunes (2013) e Lessa (2015) sobre estes temas. Foi concluído que tanto a reforma curricular da educação média, quanto a adoção do conceito de “aprender a empreender” estão diretamente relacionadas com a situação econômica e social que envolve os jovens paraguaios, as condições do mercado de trabalho, e a atual fase do capitalismo neoliberal. Entre as possíveis consequências destas ações estão a padronização do jovem, a perda do caráter crítico da educação e a instrumentalização pragmática dos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar.poropenAccesseducação média; Paraguai; currículo; aprender a empreender; juventudeAprender a Empreender: a Influência das Políticas Neoliberais na Educação Média no ParaguaibachelorThesis