Prediger, AlineShuh, Elisangela DraghettiHelscher, Luciane Seibel2019-06-032019-06-032018-08ISSN: 2357-8351https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5018De acordo com o Currículo Básico do Oeste do Paraná, para que a criança compreenda a sua participação, diante à realidade em que vive, para a sua reelaboração do espaço, tempo, conceitos, produção das necessidades e transformações, é indispensável que ela compreenda o espaço ocupado pelos homens. Portanto, segundo Krapivini (1984, apud CURITIBA, 1992), ao trabalhar com o fato de que o Planeta Terra faz parte de uma realidade maior, é por ela influenciado, pretende-se que o educando compreenda que a Terra é o espaço ocupado pelos homens, mas que se localiza num espaço amplo, o Universo, parcialmente conhecido e exploradoporopenAccessAtas do SERIAMovimento de RotaçãoAstronomia na EducaçãoO dia e a noiteconferenceObject