OrientaçãoKelba, William2021-05-252021-05-252019-12-05KELBA, Williamhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6123Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.Diante de uma nova realidade, em que tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes na realidade escolar, o YouTube vem consolidando-se como uma das principais fontes de pesquisa e ensino entre jovens e crianças do ensino fundamental e médio. Este artigo tem como objetivo traçar um panorama geral dessa nova realidade e analisar alguns casos de vídeos com conteúdos voltados para a geografia. Para tanto foram utilizados procedimentos primários e secundários de levantamentos de dados. Verificou-se que o YouTube é uma ferramenta presente no cotidiano escolar dos alunos, os nativos digitais e que os mesmos tem-se utilizado com frequência dessa ferramenta para pesquisas escolares. Concluiu-se que esse é um novo horizonte que surge e necessita ser explorado para entender-se a nova dinâmica de pesquisa e estudo entre estudantes, em particular para o caso de pesquisas extraclasse.poropenAccessYouTube. Audiovisual. Ferramenta de Pesquisa. Aulas de Geografia.Youtube como Nova Ferramenta de Estudo e Pesquisa para EstudantesbachelorThesis