Rosa, Marcos Roque da2025-10-012025-10-012025-10-01https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9352Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em Energia e Sustentabilidade.As Instituições de Ensino Superior enfrentam desafios no processo de elaboração de seus relatórios de sustentabilidade, como a identificação de atividades e indicadores institucionais, a ausência de estruturas de avaliação adequadas para o ensino superior, dados fragmentados e inconsistentes, além de recursos limitados e carência de pessoal especializado na área de sustentabilidade. Esta tese investiga como as Instituições de Ensino Superior podem aprimorar a gestão da sustentabilidade, analisando práticas atuais e propondo um modelo integrado às metodologias ágeis, com o objetivo de transformar o relato de sustentabilidade de uma tarefa tradicional em um processo colaborativo, responsivo, iterativo e orientado a valor. A pesquisa emprega uma abordagem qualitativa, estruturada em formato de múltiplos artigos, cada um com métodos específicos alinhados a objetivos específicos que compõem a tese. Inicialmente, realiza-se uma revisão sistemática dos padrões e tendências globais no relato de sustentabilidade universitária, revelando um baixo nível de relato e a predominância dos padrões da Global Reporting Initiative e do framework Integrated Reporting. Em seguida, analisam-se práticas de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas universidades, destacando ações em consumo responsável, comunidades sustentáveis e educação de qualidade, apoiadas por técnicas inovadoras de análise de dados e visualização em dashboards. Posteriormente, análises qualitativas por meio de entrevistas com especialistas no processo de elaboração do relatório de sustentabilidade permitem explorar práticas ágeis existentes na gestão da sustentabilidade universitária, identificando desafios e oportunidades para sua integração. Por fim, propõe-se o Modelo Integrado Ágil para Relato de Sustentabilidade, fundamentado na abordagem Design Science Research e estruturado em torno do framework Scrum, incorporando artefatos e cerimônias ágeis, ciclos iterativos e feedback contínuo. A proposta indica que a integração das práticas ágeis representa uma oportunidade para ampliar a flexibilidade, a capacidade de resposta e a colaboração na gestão da sustentabilidade, podendo contribuir para o aprimoramento do desempenho e da eficácia da governança acadêmica. Resumen Las Instituciones de Educación Superior enfrentan desafíos en el proceso de elaboración de sus informes de sostenibilidad, tales como la identificación de actividades e indicadores institucionales, la ausencia de estructuras de evaluación adecuadas para la educación superior, datos fragmentados e inconsistentes, además de recursos limitados y la falta de personal especializado en el área de sostenibilidad. Esta tesis investiga cómo las Instituciones de Educación Superior pueden mejorar la gestión de la sostenibilidad, analizando prácticas actuales y proponiendo un modelo integrado a las metodologías ágiles, con el objetivo de transformar el informe de sostenibilidad de una tarea tradicional en un proceso colaborativo, responsivo, iterativo y orientado al valor. La investigación emplea un enfoque cualitativo, estructurado en formato de múltiples artículos, cada uno con métodos específicos alineados a objetivos concretos que componen la tesis. Inicialmente, se realiza una revisión sistemática de los estándares y tendencias globales en el informe de sostenibilidad universitaria, revelando un bajo nivel de reporte y la predominancia de los estándares de la Global Reporting Initiative y del framework Integrated Reporting. A continuación, se analizan prácticas de implementación de los Objetivos de Desarrollo Sostenible en las universidades, destacando acciones en consumo responsable, comunidades sostenibles y educación de calidad, apoyadas por técnicas innovadoras de análisis de datos y visualización en tableros de control. Posteriormente, análisis cualitativos a través de entrevistas con especialistas en el proceso de elaboración del informe de sostenibilidad permiten explorar prácticas ágiles existentes en la gestión de la sostenibilidad universitaria, identificando desafíos y oportunidades para su integración. Finalmente, se propone el Modelo Integrado Ágil para el Informe de Sostenibilidad, fundamentado en el enfoque Design Science Research y estructurado en torno al framework Scrum, incorporando artefactos y ceremonias ágiles, ciclos iterativos y retroalimentación continua. La propuesta indica que la integración de prácticas ágiles representa una oportunidad para ampliar la flexibilidad, la capacidad de respuesta y la colaboración en la gestión de la sostenibilidad, pudiendo contribuir a la mejora del desempeño y de la eficacia de la gobernanza académica.enopenAccessensino superiorsustentabilidadegovernançauniversidadesAn agile model for sustainability assessment and reporting in higher education institutionsThesis