Alves, Maykon RodriguesRomero, Rafaelle BonzaniniCrespan, Estela dos ReisRomero, Adriano Lopes2017-10-052017-10-052014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2668Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A popularização da Ciência em ambientes de educação informal e não formal é defendida por diversos autores como instrumento de formação inicial de professores. Neste contexto, o presente trabalho analisou algumas ações de popularização da ciência em ambientes de educação não formal, realizadas no âmbito do Programa de Iniciação à Docência da área de Química da UTFPR/Campo Mourão, com intuito de contribuir para a formação inicial dos licenciandos integrantes do PIBID. Analisaram-se três ações de divulgação científica em distintas cidades, durantes estas ações foram utilizadas situações problemas em que envolvessem dimensões sociais, econômicas e ambientais do conteúdo, para melhor sistematização utilizou-se experimentações problematizadoras e estudos de caso. A partir dos resultados apresentados neste trabalho, acreditamos que ações de popularização da ciência contribuem significativamente para a formação inicial de professores de químicaporopenAccessCiênciaEducaçãoPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Ações de popularização da ciência na formação de licenciandos em química integrantes do PIBID da UTFPRconferenceObject