Virgolin Garbero, Natalia Vanesa2020-03-302020-03-302019-09-04CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5691O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.La investigación se propuso indagar la implementación de programas de movilidad académica universitaria para alumnos de la Facultad de Humanidades y Artes (FHyA) de la UNR y analizar el impacto -a nivel personal y académico- de la movilidad académica sobre la formación de dichos alumnos. A tal efecto se lleva adelante una sistematización de la promoción y posibilidad de acceso a los programas de movilidad académica estudiantil en dicha Facultad, se releva el aporte de la experiencia del viaje a la formación del estudiante universitario y finalmente se comparan los objetivos de las políticas y programas de movilidad académica universitaria con los resultados obtenidos por los estudiantes que accedieron a los mismos.spaopenAccessEducación SuperiorMovilidad académicaProgramas de movilidad académica universitaria estudiantil. Su impacto en la formación de los alumnos de la Facultad de Humanidades y Artes de la UNRconferenceObject