Gomes, Carla de SousaRammé, Valdilena2017-02-232017-02-232015-11https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1199Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Letras, Linguística, Artes e MúsicaEste trabalho pretende discutir os dados da pesquisa de Iniciação Científica que observa a aquisição de uma consciência intercultural (BIZARRO & BRAGA, 2004; SILVEIRA, 2011; SALOMÃO, 2012;) entre os participantes do projeto de extensão Tandem UNILA: português e espanhol pedalando juntos (RAMMÉ, 2014). As sessões de tandem presencial acontecem na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, instituição bilíngue e multicultural, entre hispano-americanos e brasileiros da comunidade da tríplice fronteira. Ao acompanhar as sessões através de entrevistas guiadas, nosso objetivo foi verificar se este método de ensino/aprendizagem de línguas proporciona a aquisição de uma consciência intercultural aos participantes, visto que os aprendizes têm uma relação mais próxima e autêntica com a língua- cultura que estudam. Considerando que os tandenistas entram, de certo modo, em contato com a faceta heterogênea e multicultural de povos latino-americanos, o que foi verificado foi se essa conscientização intercultural pôde, assim, fomentar a desconstrução de ideias pré-concebidas da cultura do outro, por este motivo, outra questão que a pesquisa buscou observar foi a ocorrência de manifestações de visões estereotipadas sobre a cultura do parceiro tandem, entre os interagentes.poropenAccessConsciência interculturalMétodo tandemLíngua - culturaPovos latino-americanosDesconstrução de ideias pré-concebidasDescobrindo a cultura do outro através das línguas: o Tandem na UNILAconferenceObject