Caetano, Paloma Mariana2017-11-272017-11-272014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2983Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho tem como objetivo apresentar resultados parciais das reflexões desenvolvidas no grupo de Estudos do Projeto Pibid/História/Unioeste iniciado no ano de 2014. A partir das discussões feitas no grupo de estudos foi possível delinear a proposta de se desenvolver um ensino de História pautado por uma relação problematizadora do tempo presente e engajado socialmente com os grupos sociais subalternos. Paralelamente procuramos definir uma postura metodológica de ensino de História coerente com esta definição teórica. Assim, em síntese, o que pretendemos nesta comunicação é apresentar algumas considerações sobre a articulação entre o método dialógico e libertário de educação proposto por Paulo Freire e um ensino de História socialmente engajadoporopenAccessHistóriaEnsinoMétodo dialógicoO PIBID e a definião de um campo teórico e metodológico para o ensino de história: relatos de experiênciasconferenceObject