Bonadio, Rosana Aparecida AlbuquerqueLeal, Luiz DonadonTuleski, Silvana CalvoTeixeira, Ana Carolina MacedoTomeix, Beatriz RabeloTanaka, Flávia SayuriBeltrame, Larissa AndradeSilva, Patrícia Barbosa daLiberato, Vivian ReisNisterac, Wellington de SouzaCosta, Willian Gabriel Tavares2018-07-042018-07-042017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3781Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoO presente trabalho consiste em um relato de experiência oriundo das intervenções em projeto de extensão, pautado nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural sobre queixas escolares relacionadas ao diagnóstico TDAH. A referida abordagem compreende o desenvolvimento humano como um processo histórico que necessita de condições materiais para a apropriação de signos e produções humanas. Dessa perspectiva, as queixas são compreendidas para além do biologicismo, parte-se da zona de desenvolvimento real a qual a criança se encontra, vislumbrando a zona de desenvolvimento proximal, a qual as intervenções são direcionadas visando por meio de atividades mediadas e intencionais promover o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. As queixas são recebidas pela Unidade de Psicologia Aplicada (UPA) e encaminhadas para entrevista, em que são selecionados os casos pertinentes aos objetivos do projeto. Neste ano recebemos uma variedade grande de queixas, incluindo diagnósticos de TDAH, dificuldades de alfabetização e desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Como objetivos, buscamos trabalhar as questões diferenciais do trabalho com grupo e conhecer as relações que permeiam a construção da queixa escolar. Como fim, buscamos a superação da patologização do não aprender e da medicalização desnecessária, mas recorrente em contexto escolar. Por meio de espaços como este de intervenção, acreditamos ser possível o desenvolvimento de potencialidades, para que as crianças sejam capazes de resignifcar suas histórias e ser autoras de suas próprias vidasporopenAccessAtendimento psicoeducacionalDificuldade de escolarizaçãoTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)Atendimento psicoeducacional a crianças com problemas de escolarização e TDAHconferenceObject