Schactai, Dhyandra MontaniGerminari, Geyso Dongley2018-11-062018-11-062018-01-15SCHACTAI, Dhyandra Montani; GERMINARI, Geyso. USO DO TEATRO NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PRÁTICA CONSTRUTIVA DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DA ARTE... In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78026-USO-DO-TEATRO-NO-ENSINO-DE-HISTORIA--UMA-PRATICA-CONSTRUTIVA-DE-CONHECIMENTO-ATRAVES-DA-ARTE>. Acesso em: 06/11/2018 12:57978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4192Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Ensinar o conteúdo de História simplesmente com fatos e datas, sem desenvolver a criticidade dos alunos torna o ensino com uma função apenas reprodutiva e irreflexiva. Como professores, devemos ressignificar a prática fazendo com que se desperte através da educação de História a reflexão e consciência histórica. Quando o professor faz uso do teatro, uma arte milenar, como ação de aprendizagem abre aos estudantes, novas possibilidades de desvendar a História. A construção do conhecimento histórico com metodologias que façam ler e agir o mundo de alunos e professores é uma prática transformadora. Partindo desta proposta foi desenvolvido no Colégio Estadual João XXIII de Irati- Paraná pelos bolsistas do PIBID uma pequena peça teatral com participação dos alunos do 2o ano, o palco histórico foi a Revolução Americana. Utilizando-se do teatro procurou construir-se uma nova filosofia de educação que conduzisse o aluno a um processo de autonomia na construção do conhecimentoporopenAccessHistóriaTeatroUso do Teatro no ensino de história: uma prática construtiva de conhecimento através da arteconferenceObject