Todeschini, Luiz Fernando RoosAlmendra Filho, Dinaldo Sepúlveda2018-02-282018-02-282017-10-04https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3435Anais do VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2017 - 04 a 06 de outubro de 2017- temática Linguística, Letras e ArtesA intensa urbanização da América Latina nos últimos anos fez surgir, com a retomada neoliberal dos anos 1980, megalópoles que acentuam as desigualdades sociais e a violência urbana em toda a região. Como o cinema latino5americano tem narrado a vida urbana? A partir deste questionamento foi desenvolvida a primeira etapa da pesquisa, voltada para o mapeamento de filmes de ficção encenados nas grandes cidades latino5americanas entre os anos 1990 e 2000. Encontramos como característica geral dos filmes a representação da marginalidade social nos espaços urbanos permeados por discursos de alteridade, violência e desejo de justiça. Destacam5se os filmes Cidade& de& Deus&(Brasil, Fernando Meirelles, 2002) Ratas,& Ratones&y&Rateras (Equador, Sebastián Cordeiro, 1999), Tinta&Roja (Peru, Francisco Lombardi, 2000), Hermano (Venezuela, Marcel Rasquin, 2010) e Siete& Cajas& (Paraguai, Juan Carlos Maneglia e Tania Schembóri, 2012)poropenAccessCinemasCidadesGêneros cinematográficosCinemas, cidades e gêneros cinematográficos: A ficcionalização das periferias urbanas Latino-AmericanasconferenceObject