Lenz, Rosa Assanatú Baldé2024-12-032024-12-032024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8710Artigo apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gênero e Diversidade na Educação.No presente artigo abordamos a aplicação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, através de um projeto de intervenção realizado no ano de 2023 na UNILA – Universidade da Integração Latino Americana, onde me formei em e Foz do Iguaçu e que teve continuidade em dois colégios municipais da cidade de Foz do Iguaçu/PR. Em sua aplicação o projeto visa ampliar a compreensão dos alunos sobre a contribuição negra e africana na formação da sociedade brasileira, combater o racismo estrutural e valorizar a diversidade cultural. A pesquisa destaca a importância de descolonizar o currículo, as práticas educacionais e os lugares de poder a partir dos estudos da Professora Nilma Lino Gomes (2008). A prática de intervenção incluiu diversos autores contemporâneos que desafiam os paradigmas eurocêntricos no modelo educacional, além de abordar temas como diversidade cultural e gênero, incorporando ao debate em sala de aula experiências vividas por mulheres negras que residem em Foz do Iguaçu/PR. As considerações finais destacam a complexidade de trabalhar com relações étnico-raciais na sala de aula e a responsabilidade dos docentes na desconstrução de ideologias racistas.viopenAccessLei 10.639/2003descolonizaçãorelações étnico-raciaiscultura afro-brasileirahistóriaTecendo a diversidade: um olhar crítico sobe as práticas das relações éticos-raciais em colégios municipais de Foz do Iguaçu/embasamento da Lei 10.639/03Article