Sebold, Bruna Cristina de Albuquerque2023-06-292023-06-292023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7466Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza.Educação Alimentar e Nutricional - EAN é um tema presente a todo momento em nossas vidas. Muitas vezes somos inconscientes das escolhas alimentares que fazemos e dos efeitos que elas podem ter em nosso organismo. O presente estudo objetivou avaliar as possíveis contribuições de uma intervenção didática em EAN em uma escola pública do município de Foz do Iguaçu - PR, sendo desenvolvida durante o Programa Residência Pedagógica. Os sujeitos participantes do estudo foram estudantes do 2º ano do ensino médio. Na coleta de dados foi utilizado um questionário pré e pós-teste criado utilizando a ferramenta Google Formulários. Após a análise dos resultados do questionário pré-teste foi elaborada uma intervenção pedagógica com a duração de três aulas onde foram abordados temas de Biologia no contexto da pesquisa. Após a realização da intervenção pedagógica em sala de aula, aplicou-se o pós-teste, onde identificamos uma evolução na aprendizagem de conhecimentos dos estudantes acerca de EAN. Portanto é relevante proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de conhecimentos acerca de EAN a fim de torná-los cidadãos capazes de realizar escolhas alimentares adequadas, saudáveis e com possibilidade de ser mantida a longo prazo para que os frutos dessas escolhas resultem em qualidade de vida.openAccesseducação alimentar, nutrição, saúde, ensino médioPromoção de Educação Alimentar e Nutricional: uma Intervenção Pedagógica no Ensino MédiobachelorThesis