Batista, Myllena Letycia da SilvaDias, Maria Fernanda OliveiraMombelli, Monica AugustaBarbosa, Thiago Luis de AndradeAndrade, Ludmila Mourão Xavier Gomes2025-01-082025-01-082024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8753As birras representam desafios vivenciados no contexto de educação e desenvolvimento infantil. Apesar de fazerem parte da condição natural humana, muitas vezes podem apresentar-se como um comportamento de difícil manejo. Compreendê-las é fundamental para entender o temperamento e a individualidade da criança. Este trabalho trata-se de uma pesquisa teórica que teve por objetivo analisar as evidências científicas sobre as birras, suas características, dificuldades familiares, fatores desencadeantes e estratégias de manejo. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura utilizando os descritores: “Criança AND Habilidades Sociais”; “Criança AND Relações Pais-Filho”; “Criança AND Birras”. Da busca, 15 artigos atenderam os objetivos e foram incluídos. Entre os resultados, as birras são queixas comuns dos pais em relação ao comportamento dos filhos e que emergem do cérebro imaturo da criança, sendo compostas por reações emocionais que dizem respeito à organização e à trajetória do desenvolvimento infantil. Os episódios são acentuados em crianças que têm dificuldade em aceitar limites e lidar com frustrações. Equitativamente, pais que revelam vulnerabilidade emocional podem reforçar a inclinação da criança em usá-la a seu favor. Nesse aspecto, este estudo evidenciou que o relacionamento parental influencia no desenvolvimento infantil. Identificou-se que práticas parentais saudáveis são benéficas para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças.viopenAccesseducação infantildesenvolvimento infantilchoro em criançasinfluências dos paisEstilos parentais, birras infantis e comportamentos socialmente habilidosos: revisão integrativa