Souza, Clarissa de2024-12-032024-12-032024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8704Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.Esta pesquisa propõe um olhar crítico sobre a construção da bossa nova como gênero musical moderno vinculado à elite branca carioca em detrimento dos músicos negros através da exclusão, entre eles Alaíde Costa e Johnny Alf. Através da análise de livros emblemáticos da bossa nova, fundamentado na discussão racial de intelectuais negros, podemos entender esta classificação de gênero musical moderno a partir do conceito de modernidade como uma ferramenta de distinção racial. Além disso, é desde a trajetória dos músicos Johnny Alf e Alaíde Costa que podemos contrapor como a história da bossa nova foi contada. Compreende-se que a criação musical de ambos músicos foi o que possibilitou a bossa nova surgir como gênero musical, pois muitos elementos foram apropriados de sua estética. Entretanto, é pertinente não reduzir suas criações à bossa nova pois compreende-se que seu vínculo com a música como uma particularidade de algo mais profundo, uma vanguarda preta.viopenAccessbossa novamúsica popularvanguarda negraA bossa é negra: reconstruindo a identidade racial da bossa nova