Silva, Kristoff2020-03-092020-03-092018ISBN: 978-65-80275-10-6https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5605Anais da 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018. Organizadores: Profa. Dra. Analía Chernavsky e Prof. Dr. Gabriel Sampaio Souza Lima RezendeEste artigo aborda uma prática pedagógica apresentada dentro da Oficina de Canção Popular, que integrou a programação da II Jornanda de Canção Popular da UNILA. O tema é parte de uma pesquisa que tem por objetivo explorar o uso da canção popular como elemento deflagrador das potencialidades criativas. O contexto onde tal pesquisa se desenvolve é o das escolas formais de música, em aulas de musicalização ou percepção musical. As experiências abrangem tanto o nível iniciante, em escola livre, quanto os mais avançados, no nível superior. Os resultados mostram que, mesmo com a diferença de níveis, a natureza particular dessa proposição desafia e estimula os alunos, ao mesmo tempo em que possitiblita a assimilação das relações intervalares de maneira mais consistente, além de favorecer o exercício da criatividadeporopenAccessMúsica - América LatinaCanção popularPercepção musicalImprovisação vocal com consciência intervalar: uma prática pedagógica baseada em canções popularesconferenceObject