Andrade, Flavia Hatsumi Izumida2017-08-112017-08-112016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2213IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Este trabalho é resultado do mestrado realizado no PPGL da UFSCar, cujos objetivos foram caracterizar a dinâmica da motivação de alunos de um Centro de Estudos de Língua em processo de aprendizagem de espanhol e identificar os propiciamentos (PAIVA, 2009) responsáveis por sua mudança. Compreendemos a motivação como um Sistema Complexo e Dinâmico (DÖRNYEI, USHIODA, 2012) (LARSENFREEMAN E CAMERON, 2008), composto por diferentes fatores interagindo constantemente, alterandose em função do tempo e/ou de mobilização entre seus componentes. Analisaramse os dados de doze participantes, obtidos por meio de três instrumentos de coleta de dados (questionário, diário de aprendizagem e entrevista semiestruturada), qualitativamente, com base interpretativista e de categorias linguísticas. Na análise da entrevista, fezse um recorte nos dados e passouse a aprofundar os dados de metade do corpus. A pesquisa inserese na pesquisaação, pois a pesquisadora era docente no CEL. A partir dos doze relatos, identificamos as motivações iniciais para aprender espanhol e encontrar os propiciamentos (PAIVA, 2009) oportunidades de contato com a língua estrangeira que emergem em linguagem e geram modificações nos sistemas complexos motivacionais dos participantes alteradores da condição inicial do sistema motivacional dos alunos. Os resultados revelam que os participantes, em sua maioria, não possuíam motivação inicial para aprender espanhol, e que o contato com os propiciamentos tais como: interação/formação de grupo; atividades desenvolvidas em sala e atuação do professor, alterou o sistema motivacional positivamenteporopenAccessCentro de Estudos de LínguasMotivação para aprender de estudantes adolescentes de espanhol de um Centro de Estudos de LínguasconferenceObject