Gabriel, Fábio AntonioCordeiro, JéssicaNascimento, Altevir de SouzaRodrigues, Maria Bethânia Helbe2017-12-112017-12-112014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3011Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Pretendemos investigar sobre o retorno do ensino de Filosofia no Brasil e relatar as contribuições do PIBID no sentido de formar pedagogicamente os futuros professores. O caminho escolhido foi o da análise e contraposição de duas teorias: a de Kant e a de Hegel. Esta, defendendo o ensino da História da Filosofia nas escolas. Já aquela, defendendo a autonomia individual, pautada no convite a aprender a pensar, ou melhor, que só se aprende filosofia, filosofando. Nossas considerações apontam no sentido de que é necessário pensar um ensino de Filosofia que possibilite ao estudante criar seus próprios valores e concebemos a aula de Filosofia enquanto um momento que leve os estudantes a criar e avaliar conceitos. O PIBID tem um papel muito importante na medida em que contribui dando a possibilidade de um primeiro contato com o ambiente escolar para os bolsistas. Desse modo, procuraremos discorrer sobre o “contexto PIBID” e suas contribuições envolvendo o bolsista acadêmico, o professor supervisor e os estudantes da educação básica, permitindo um crescimento recíprocoporopenAccessEducação - ensino de filosofiaHistória da filosofiaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)O retorno da filosofia ao ensino médio no Brasil: desafios para o PIBIDconferenceObject