Matos, Doris Cristina Vicente da Silva2017-08-112017-08-112016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2194IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016O sentimento de pertencimento a uma comunidade fortalece a identidade pessoal na medida em que passa a existir uma identificação nacional através de um discurso muitas vezes pautado em símbolos e representações (HALL, 2006; ANDERSON, 1993). Entretanto, os discursos que tentam construir as identidades nacionais, seja por sua língua, seu povo ou seus símbolos, visam, geralmente, ao apagamento das diferenças e estabelecimento de uma unificação cultural, que anula as características individuais, sinalizando para um grande bloco que não possui hibridizações em sua constituição histórica (SILVA, 2012; DEBUN, 1990). Partindo dessas constatações, neste trabalho apresentaremos os resultados finais de pesquisa que investiga o processo de elaboração de uma unidade didática com o tema identidade nacional. Para tanto, a metodologia utilizada seguiu os princípios da abordagem qualitativa (DENZIN; LINCOLN, 2006), de base interpretativista (MOITA LOPES, 1996) e de paradigma heurístico (TELLES, 2002), que envolve a reflexão constante do sujeito social implicado, o professor em formação que elaborou o material. O foco está no processo desenvolvido com o participante da pesquisa e no entendimento das escolhas ocorridas e das atitudes tomadas durante o levantamento dos dados. Os resultados alcançados apontam para a necessidade de uma discussão maior sobre aspectos identitários na formação inicial e continuada de professores, de maneira que estejam aptos a elaborar materiais didáticos orientados às ações pedagógicas preocupadas com a diversidade cultural nos contextos da educação básicaporopenAccessIdentidades nacionaisMaterial didáticoEspanholA construção do sentido das Identidades Nacionais em materiais didáticos de espanholconferenceObject