Oliveira, Claudineia Aparecida Machado deKirch, Juliana PocaterraCandido, Lorrana Eloísa EscoriçaBondezan, Andreia Nakamura2017-10-032017-10-032014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2596Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A proposta desse artigo é relatar as experiências vivenciadas em uma turma de 4o ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Foz do Iguaçu - Paraná, na qual é aplicado um projeto de incentivo a leitura e a escrita, desenvolvido pelo subprojeto de Pedagogia/PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação À Docência. Com base no tema do projeto buscamos na literatura infantil, aportes que nos auxiliassem nesse processo de formação de um sujeito leitor, apto a produzir textos ordenados e coerentes. Mas, além disso, que esta prática fosse algo que desenvolvesse no aluno a capacidade de criação e imaginação. Utilizamos Abramovich (1991); Silva (2009); Oliveira (1996) e outros na realização deste trabalho. A partir das experiências vivenciadas, observamos que a literatura infantil auxiliou a aprendizagem dos alunos, instigando o gosto pela leitura de diferentes textos e a escrita de históriasporopenAccessEnsino-aprendizagemLiteratura infanto-juvenilA literatura infantil como importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escritaconferenceObject