Sodré, Luís Fernando Moura2024-05-072024-05-072024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8076Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.O trabalho é resultado do desdobramento da minha participação em um projeto de extensão, o qual me possibilitou pesquisar sobre as favelas e periferias no Brasil. A participação no projeto e as reflexões a partir desse trabalho, instigou-me a levar para a sala de aula a temática das favelas e das periferias de Foz do Iguaçu. Em vista disso, este trabalho objetiva analisar o processo de ensino-aprendizagem a fim entender as contribuições dessa temática para o docente e para os discentes de uma escola pública periférica localizada na Vila C. A análise metodológica está baseada, sobretudo, em conceito da Consciência Histórica de Jörn Rüsen, os quais possibilitam uma educação histórica em contraposição à ideia de um ensino bancário, que coloca o aluno como um espectador passivo no processo de aprendizagem, geralmente, focada na memorização acrítica e no mercado de trabalho. Espera-se construir uma visão mais profunda da história da cidade ao estudar e abordar de forma mais complexa os sujeitos históricos e seus territórios periféricos, cuja importância e suas lutas são apagadas nas histórias oficiais.viopenAccessPeriferiaTrabalhadoresEnsino-aprendizagemMoradiaTeoria e prática no ensino: consciência histórica sobre as histórias marginalizadas em Foz do Iguaçu.Article