Souza, Jeferson Mundim de2017-08-152017-08-152016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2264IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016O uso da poesia nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) vem aumentando progressivamente nos últimos anos. Vários estudos sobre o tema têm apresentado sua necessidade no ensino/aprendizagem do espanhol, depois que, durante décadas, os diferentes enfoques metodológicos que surgiram, na segunda metade do século XX recusaram sua presença nas aulas. Será com o método comunicativo, e especialmente com o enfoque por tarefas, quando o poema será visto como um texto autêntico e motivador para o aluno, gerador de atos comunicativos e com potencialidades para desenvolver a competência intercultural. Ainda que a poesia tenha uma maior presença nas aulas, normalmente somente utilizada por professores em níveis avançados. Na presente comunicação, propomos a exploração didática de poemas espanhóis e hispanoamericanos para níveis iniciais e intermediários. Para isso faremos algumas reflexões sobre a exploração teóricodidática para este tipo de texto e uma parte prática na qual exploraremos alguns poemas de autores como Gloria Fuertes; Mario Benedetti e Pablo Neruda. O uso da poesia como arte, cultura e literatura desses autores, no contexto de aprendizagem de línguas estrangeiras poderá potencializar o desenvolvimento de competências comunicativas, linguística e literária, bem como conhecimentos socioculturais e culturais, desenvolvendo assim a capacidade de gostar e fazer uso da poesia em seu cotidianoporopenAccessPoesiaLíngua estrangeiraEspanholPoesia nas aulas de E/LE: propostas didáticoculturaisconferenceObject