Paula, Mariana Parmigiani deSilva, Roberta Anselmo daBais, Dulce Dirclair Huf2017-10-242017-10-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2750Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho integra o subprojeto Pedagogia1, intitulado “Tecnologias Digitais e Formação de Professores: integração curricular de diferentes ferramentas para a aprendizagem no ensino fundamental”, vinculado ao Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Paraná (PIBID-UFPR), desenvolvido numa escola pública municipal de Curitiba-PR, cujo objetivo central consiste em utilizar as tecnologias digitais como recursos educacionais no processo ensino-aprendizagem nos primeiros anos do ensino fundamental. No desenvolvimento deste projeto, buscou-se dialogar entre a realidade das atividades desenvolvidas no subprojeto e os diálogos de Paulo Freire com Sérgio Guimarães que apontam para a importância da escola perante os meios de comunicação de massas e o ensinar a ler o mundo e a transformá-lo. Trata-se de um projeto em curso, permitindo neste momento apenas uma reflexão sobre os resultados até aqui conquistadosporopenAccessEducaçãoPaulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiroEducar com Mídias: um diálogo com Paulo FreireconferenceObject