Oconoski, Fernanda2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2942Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O trabalho a seguir, primeiramente analisa os documentos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o ensino de Língua Estrangeira Moderna no Paraná sobre o ensino da língua inglesa. Estando ciente do que dizem estes documentos, dentro do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), foi elaborado um plano de aula para os nonos anos do Ensino Fundamental com o tema “Interrelações Culturais - Habitantes Nativos – Brasil e Estados Unidos: Um Contraste Cultural”. A seguir, listam-se experiências da execução do plano de ensino em uma escola públicaporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)InglêsLíngua estrangeiraO ensino da língua inglesa na cultura dos habitantes nativosconferenceObject