Sei, Maíra BonaféMartins, Antonio Augusto BaldiBezerra, Paulo VictorOrtolan, Maria Lúcia MantovanelliMorais, Ana Letícia Alves2018-07-042018-07-042017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3770Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: SaúdeO pronto atendimento psicológico é uma prática inovadora que difere consideravelmente das propostas tradicionais de terapia psicológica. Embora a pri- meira experiência desse tipo no Brasil seja da década de 1960, esse modelo ainda é muito pouco usual. O serviço de Pronto Atendimento Psicológico foi implementado na Clínica Psicológica da UEL no ano de 2015 como um projeto de extensão do de- partamento de Psicologia e Psicanálise. O pronto atendimento tem por objetivo o atendimento de demandas pontuais no momento de sua manifestação. Este serviço é oferecido diariamente na Clínica Psicológica da UEL. Realiza-se uma escuta quali- ficada das questões emergentes e prontamente avalia-se o encaminhamento mais adequado, por isso, além de um importante instrumento de atenção primária em saúde mental, o pronto atendimento também se configura como uma porta de entra- da para os outros serviços da rede de saúde pública. Desde o início das atividades foram realizados 307 pronto atendimentos. O projeto conta hoje com diversos envol- vidos, dos quais dois professores, 13 alunos de graduação e quatro colaboradores externos. Já passaram pelo projeto outros 11 alunos de graduação, 3 colaboradores externos e quatro agentes universitários de nível superior. A partir deste projeto de extensão foram produzidos três artigos já publicados, enviados 10 resumos e duas iniciações científicas que visaram caracterizar a população usuária do serviço e rea- lizar um estudo de seguimento com o público atendido, avaliando a prática realizadaporopenAccessSaúde - Clínica EscolaSaúde - Pronto AtendimentoProto atendimento psicológico na clínica psicológica da UELconferenceObject