Rosa, Acassia dos Anjos Santos2017-08-092017-08-092016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2097IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Stuart Hall (2006) afirma que vivemos em uma sociedade “descentrada” por si mesma, por contas das modificações nas relações globais das últimas décadas. A educação, como componente da sociedade, acompanhou essas mudanças, assim, práticas tradicionais já não são aprovadas por documentos como as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio(2006). Em tal documento, recomendase o desenvolvimento de práticas letradas no ambiente escolar, nas quais o aluno adquire papel ativo no processo de ensino/aprendizagem. O letramento crítico, também defendido por Street (1984) e Cassany (2010), ganha espaço no documento, ressaltando práticas sociais de leitura e escrita desenvolvidas mediante o domínio da língua e do posicionamento sobre fatos socais. Diante disso, o objetivo desse trabalho é investigar como o ensino intercultural, defendido por García Martínez (2007) e Paraquett, (2009) pode contribuir para o desenvolvimento do letramento crítico. Ressaltamos que o ensino intercultural é entendido nesse trabalho como a interação respeitosa entre as culturas, constituindose como práticas não segregadoras. Metodologicamente, por meio de uma pesquisa qualitativa interpretativista buscamos compreender quais interseções encontramos entre o letramento crítico e o ensino intercultural. Como resultados parciais podemos apontar que as duas teorias fogem de modelos tradicionais de ensino, como também uma grade contribuição do ensino intercultural é a valorização cultural do outro, ampliando as possibilidades críticas e culturais visadas pelo letramento crítico. Desse modo, as relações interculturais podem contribuir bastante com o letramento crítico, ajudandonos a compreender a visão cultural do outro. Salientamos, que esse estudo faz parte de nossa tese de doutorado em desenvolvimento na Universidade Federal de Minas Gerais.poropenAccessLetramentoLetramento crítico e ensino intercultural: Uma aproximação teóricaconferenceObject