OrientaçãoChen, Alexandre Domingues de Oliveira2022-05-062022-05-062022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6597Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza.Trata-se de um trabalho de Conclusão de curso baseado em pesquisas práticas e teóricas na qual apresentam dados que se sucederam através da aplicação de questionários com o objetivo de identificar os prós e contras do ensino “híbrido” proposto. A pesquisa iniciou através da construção de uma metodologia diferenciada através do uso do simulador virtual gratuito PhET Colorado (https://phet.colorado.edu/pt_BR/). O material se baseia na utilização das simulações disponibilizadas no site e de suas aplicações no laboratório do colégio ou na residência dos alunos. A universidade de Colorado disponibiliza gratuitamente, tanto para professores quanto para alunos, diversas simulações experimentais que contemplam as disciplinas de Física, Matemática, Química e Biologia, que podem ser aplicadas em sala de aula juntamente a conceituação dos experimentos, para que tenha mais significado para os alunos, que estimule sua participação ativa no processo de aprendizagem e possibilite a aquisição de novos conceitos. Visando dinamizar o ensino remoto, onde o uso de tecnologias digitais para ministrar aulas se tornou o novo normal, principalmente devido à pandemia, o trabalho foi montado para que os alunos tenham mais interesse na disciplina de física, demonstrando a teoria através de imagens e simulações. Dessa forma, os alunos podem tanto utilizar de maneira teste, como otimizar seus seminários, de maneira lúdica, através dos exemplos contidos no site. Os professores tiveram que se adaptar e aprender a lidar com as tecnologias digitais para superar o problema do ensino em tempos de pandemia.poropenAccessHíbrido; Experimentos; Pandemia; Física; SimulaçõesProposta de Alternativas para a Introdução de Conteúdos de Física Mediante SimulaçõesbachelorThesis