Tomazini, Elizabete Cristina de SouzaBrandino, Sirlene Angélica Silva2018-01-302018-01-302014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3298Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Isabel Barca afirma que uma das “maiores potencialidades da História é a consciência da profundidade que ela proporciona a quem procura compreender o mundo” (BARCA, 2012). Por isso, superar o ensino dos fatos históricos, sem problematização e que não prioriza a análise de diferentes ângulos é hoje um dos grandes desafios proposto ao professor da disciplina. Portanto, nesta apresentação pretendemos abordar esta questão tendo como objeto de análise os capítulos das narrativas dos livros didáticos sobre a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) adotados pelas escolas onde atuam os professores supervisores do PIBID/História/UEL. O referencial teórico para esta analise terá como suporte os estudos da Educação Histórica sobre os manuais didáticos e as propostas de ensino de Jorn Rusen(1987) e Isabel Barca(2004)poropenAccessDitaduras militares - BrasilEducação - manuais didáticosEducação histórica“É proibido proibir: o que contam os livros didáticos utilizados pelos supervisores do Pibid/história/UEL sobre a ditadura militar brasileira”conferenceObject