Senna, Karina Nomidome de2020-05-072020-05-072018ISBN: 978-85-5722-379-0https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5773Anais do 3° Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III) - Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química/Ciências da UNILA (NuDDEQ)As Tecnologias da Informação e Comunicação geraram impactos na maneira pela qual os indivíduos aprendem. Dentre as diversas tecnologias a serem utilizadas em sala de aula, cita-se os Objetos de Aprendizagem (OA) virtuais. O presente trabalho objetivou, portanto, desenvolver um OA como recurso de aprendizagem, denominado “Aprendendo sobre Parasitologia” e submetê-lo à avaliação docente, a fim de validar a possível eficácia de ensino-aprendizagem do OA. Utilizou-se uma metodologia qualitativa. A partir da ausência de ferramentas didáticas digitais sobre o tema “Parasitologia”, o OA foi desenvolvido. Na segunda fase da pesquisa, o potencial do OA foi avaliado: aplicou-se um questionário aos licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que o OA “Aprendendo sobre Parasitologia” é uma válida alternativa de ferramenta para a potencialização do ensino-aprendizagem, visto que o seu desenvolvimento respeitou as teorias da Transposição didática, Aprendizagem significativa e Codificação Dual.poropenAccessCiênciasLicenciatura em BiologiaDesenvolvimento e Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de ParasitologiaconferenceObject