Bernardi, Weliton AparecidoSousa, Ariana Castilhos dos Santos Toss deSousa, José Marcos de SousaCargnin, Ronalda Carvalho Neves2017-10-262017-10-262014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2820Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Diante da necessidade de melhorar a formação dos futuros docentes dos cursos de licenciatura, foi criado o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que tem como objetivo inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação. Desta forma, esse trabalho vem com intuito de relatar a partir de intervenções na Escola Estadual Flauzina Dias Viégas, município de Paranavaí – PR a importância do PIBID na arte de ensinar e aprender Geografia. As oficinas abrangeram diferentes métodos de ensino que foram de suma importância na efetivação do processo de ensino e aprendizagem, permitindo aos discentes fazerem a articulação entre teoria e prática, melhorando a interação entre aluno-professor e promovendo um aprendizado crítico e inovadorporopenAccessPráticas de ensinoFormação - docênciaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Ferramentas metodológicas de ensino: a arte de ensinar e aprender geografiaconferenceObject