Deitos, Miguel Bruch2024-01-222024-01-222023Bruch Deitos, M. (2023). PAISAGEM TRANSFIGURADA: RIOBALDO E O PACTO COM O DIABO EM AUDIOVISUAL. EntreLetras, 14(3), 80–95. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n3p80-952179-3948https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7837Grande Sertão: Veredas (1956) originou outra obra literária de nome homônimo: uma minissérie televisiva. Assim, busco compreender como a nova mídia elaborada a partir de configurações próprias, interage com o texto da obra original facultada aos limites do que é popularmente conhecido como "adaptação". A partir da tradução intersemiótica abarco como o “sertão” se manifesta enquanto paisagem e a relação com o mito de Fausto na obra. A análise delimita-se às figurações do momento narrativo em que Riobaldo exclama o nome do demônio nas "Veredas-Mortas”. Finalmente, resulta evidenciada as relações formais que constituem a subjetividade do personagem em cada obra.poropenAccessLiteraturaAudiovisualAdaptaçãoTradução IntersemióticaPaisagem transfigurada: Riobaldo e o pacto com o diabo em audiovisual.article