Santos, Angelita Maria dosDomingues, Sheynna HyuryaBianeck, Willian Carneiro2017-10-272017-10-272014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2828Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho objetiva apresentar e discutir uma atividade de leitura de poesia realizada em duas turmas de segundo ano do ensino médio a partir de dois poemas, um de Carlos Drummond de Andrade e outro de Ferreira Gullar. Essa atividade buscou promover o letramento literário por meio do compartilhamento das experiências de leitura entre os alunos das turmas, contribuindo assim, para a construção de uma comunidade de leitores, conforme a proposta de Cosson (2011). Verificamos como resultado da atividade o interesse pelo gênero poesia, de que até então os alunos declaravam não gostar. Demonstraremos neste trabalho como discutimos os poemas seguindo os princípios teóricos e metodológicos de Cosson como estratégia para a formação de leitores e como essa atividade ajudou para as atividades seguintes de leitura de poesiasporopenAccessLeitura de poesiaFormação de leitorFormação de leitores: leitura de poesia no ensino médio a partir do acervo do PNBEconferenceObject