Bandeira, Kelly Cristina da Silva2017-09-122017-09-122016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2301IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Esta pesquisa, fundamentada nos estudos sobre a concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2003) e dos estudos sobre o trabalho, especialmente, a Ergologia (SCHWARTZ, 2002), tem como objetivo analisar a fala de um professor de espanhol acerca do seu ofício, em especial para verificar de que forma as prescrições e autoprescrições sobre o ensino da leitura nela aparecem. Para tal, foram realizadas entrevistas por meio das quais se verificou de que maneira os prescritos educativos, particularmente, os do âmbito federal, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõem o ensino de língua estrangeira visando à formação de um cidadão crítico e de que maneira o professor sujeito da pesquisa, por meio de suas experiências e valores, estabelece a sua maneira de realizar o que foi prescrito. Além disso, buscouse verificar de que forma o docente verbaliza antes e após a atividade as autoprescrições para seu trabalho. Os resultados das análises nos possibilitam perceber como as prescrições e as autoprescrições permeiam a atividade docente, além de revelar a maneira como o professor se investe no seu trabalhoporopenAccessParâmetros Curriculares Nacionais - PCNProfessor de espanholA fala do professor de espanhol sobre o seu trabalhoconferenceObject