Marek, RenanSchoeninger, Fernanda PatríciaSantos, Denise Fontana dosSilva, Everton Ricardi Lozano da2017-10-272017-10-272014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2826Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Uma das maiores dificuldades encontradas na educação básica de ensino consiste em desenvolver atividades práticas que despertem a curiosidade dos alunos. O PIBID Ciências Biológicas desenvolve uma série de atividades nas escolas públicas de Dois vizinhos, entre as quais se destaca o auxílio na execução e ou elaboração de aulas práticas, materiais didáticos e projetos, juntamente com os professores de ciências e biologia. Assim, o objetivo desse trabalho é relatar a execução de uma aula prática de botânica para alunos do 8o ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Leonardo Da Vinci, em Dois Vizinhos, PR. Ao realizar a atividade proposta, os alunos preparam e manipularam materiais, observando estruturas microscópicas dos vegetais. A importância da aula prática é realmente reconhecida para o aprendizado dos alunos, mostrando a interação do aluno com o professor e destes com o conteúdo previsto no currículo escolarporopenAccessEducação - ensino fundamentalPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Fisiologia vegetal do estômato na prática - relato de experiênciaconferenceObject