Moreno, Juan Carlos dos Santos2025-08-142025-08-142025-08-14https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9222Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.O presente texto se refere à pesquisa realizada para elaboração do trabalho de conclusão de curso de Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. O texto tem como objetivo compreender como foi instituído e a que se propõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP), investigando sua instituição, objetivos e destacando alguns elementos de sua organização e implicações possíveis no campo educacional. Para tanto, metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa, de cunho documental, com pesquisas nos sites oficiais do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, e biblogŕafico em que nos apoiamos em autores que estudam as avaliações externas em larga escala tais como: Werle (2011); Bonamino (2012), Freitas (2013), dentre outros. Como resultados, o estudo aponta uma crítica a visão da Secretaria de Educação que trata os exames como diagnósticos, mas na práticas eles tem função classificatória; aponta um crescente impacto nas políticas educacionais e nos currículos escolares; aponta a influência de organizações internacionais que promovem uma pedagogia voltada ao mercado e não à emancipação dos alunos. Resumen El presente texto se refiere a la investigación realizada para la elaboración del trabajo de conclusión del curso de Letras - Español y Portugués como Lenguas Extranjeras. El texto tiene como objetivo comprender cómo fue instituido y cuál es la propuesta del Sistema de Evaluación de la Educación Básica de Paraná (SAEP), investigando su creación, objetivos, destacando algunos elementos de su organización y posibles implicaciones en el ámbito educativo. Para ello, metodológicamente, adoptamos un enfoque cualitativo, de carácter documental, con investigaciones en los sitios oficiales del Ministerio de Educación y de la Secretaría de Estado de Educación de Paraná, así como una revisión bibliográfica basada en autores que estudian las evaluaciones externas a gran escala, tales como: Werle (2011); Bonamino (2012), Freitas (2013), entre otros. Como resultados, el estudio presenta una crítica a la visión de la Secretaría de Educación que considera los exámenes como diagnósticos, aunque en la práctica cumplen una función clasificatoria; señala un impacto creciente en las políticas educativas y en los currículos escolares; y destaca la influencia de organizaciones internacionales que promueven una pedagogía orientada al mercado y no a la emancipación de los estudiantes.viopenAccesspolíticas educacionaisSistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP)educaçãocurrículosSistema de avaliação da educação básica no Estado do Paraná